Projeto monitora o compartilhamento de notícias políticas no Facebook

Mapear, mensurar e analisar o debate político no meio digital. Com esses objetivos, o Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação, da Universidade de São Paulo, criou o projeto Monitor do debate político no meio digital, que disponibiliza diariamente, em sua página no Facebook, análises sobre as dinâmicas de compartilhamentos de publicações de cerca de 80 sites de notícias brasileiros (confira a lista no final desta matéria).

Os relatórios produzidos pelo projeto trazem rankings das matérias políticas mais compartilhadas do dia e dos sites com o maior número de compartilhamentos. Segundo o relatório mais recente, no dia da votação da admissibilidade do processo de impeachment na Câmara Federal, 17 de abril, duas das matérias mais compartilhadas no Facebook eram boatos.

Segundo os organizadores, a definição dos sites monitorados busca contemplar aqueles que abordam temas da política nacional, podendo ser veículos tradicionais ou blogs opinativos, pois o consumo de informação política na rede tenderia a ignorar ou minimizar essa fronteira.

Os sites monitorados pelo projeto são:

Revistas impressas

Também pode querer ver isto …

Postar Comentário

Seu endereço de email não será publicado Required fields are marked *